As Necras

Objectivo: Controlar a precisão com o movimento das mãos e a apanha das pedras.

Material: 5 pedrinhas do mesmo tamanho e redondas, que vão constituir 4 necras e um malhão.

Participantes: Jogo individual, ainda que cada participante pode ajudar ao outro.

Regras do Jogo: O jogo consiste em atirar as necras ao chão e o malhão ao ar e apanha-los em base a distintas regras. O vencedor é aquele que consegue completar todas as fases.

Quando a necra ou o malhão não forem apanhados o jogador passa a vez ao próximo participante, e assim sucessivamente. Apenas pode retornar ao jogo após a jogada do último, começando do princípio e não da fase que perdeu.

1. Fase simples: Deitar o malhão ao ar e as necras ao chão. Rapidamente apanhar uma necra do chão e o malhão que vem a cair do ar. Repetir isto até apanhar as 4 necras (sempre de uma em uma). Ao apanhar as necras o jogador não pode tocar, nem mover as que ficam no chão. Fazer o mesmo, apanhando as necras duas a duas. Repetir o mesmo, mas na primeira vez apanhar 3 necras e na segunda, uma. Apanhar as 4 necras de uma vez.

2. Fase da ponte [da Nossa Senhora]: A ponte faz-se com a mão esquerda,polegar e indicador no chão, em forma de meia-lua, e os outros dedos sobrepostos formando a ponte. O jogo consiste em meter as necras para dentro da ponte, antes de apanhar o malhão, que não deve cair ao chão. Também se desenvolve em 4 etapas como o jogo simples.

3. Fase do bate – peitinho: Deitar uma necra de cada vez ao ar, batendo no peito duas vezes, antes de apanhar a necra que vem no ar. E assim até apanhar as 5 pedras.

4. Fase dos ganhotes: Colocar as mãos em concha, uma colada à outra (de costas ou de lado), com as necras e o malhão dentro delas, deitá-las ao ar, virando rapidamente as mãos de costas para cima, de modo a apanhar as necras que vem do ar. Primeiro tira-se uma, depois de a apanhar, duas, logo faz-se com 3, com 4 e com 5. Sempre, sem deixar cair nenhuma necra ao chão.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 + 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.