A Macaca

A MACACA

Objectivo: Controlar o equilíbrio salta num pé e precisão, apanhando a «macaca» ao longo de todas as «casinhas» ou quadrados, sem pisar ou «queimar» a raia.

Material: Uma pedrinha plana e não demasiado grande («macaca») e giz para desenhar e numerar os quadrados ou «casinhas» (de 40 cm) no chão, tal e qual se mostram no desenho.

Participantes: Jogo individual.

Regras do Jogo: Atira-se a macaca para a 1ª «casinha» (deve cair dentro do quadrado e não queimar as raias).

A continuação o participante saltando apenas sobre um pé, salta (sem pisar as raias, nem cair) até o número 2, continua para o 3, depois pousando os dois pés para o 4 e 5; novamente num pé para 6, pousando os dois pés, para o 7 e 8 e, girando no ar, pousa os dois pés no semicírculo, onde pode descansar para voltar a fazer o mesmo até o quadrado 2. Ao chegar a esta casinha (sem pousar o outro pé, nem pisar
as raias) apanha a «macaca» e sai ao exterior do desenho.

O jogo repete-se da mesma maneira enviando de cada vez a «macaca» para o quadrado seguinte: 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Ganha o que completar todos os números sem a pedra errar, sem cair.

Todo erro de cada participante leva ao próximo jogador a participar, até que erre e só poderá voltar ao jogo quando o último participante da série erre também e deve faze-lo começando pelo primeiro quadrado novamente. Não podem voltar ao jogo se já houver vencedor.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

6 + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.